Sobre a Casacor São Paulo

Natureza em Mostra

A cada ano fico feliz com o convite para o brunch que inaugura a CASACOR São Paulo. Nunca consegui ir neste dia, mas faço questão de me organizar e prestigiar a mostra, vale muito. Sempre uma possibilidade de visitar ambientes assinados por arquitetos e designers renomados, mas além disso (sempre desejo o que está além) percebo de forma clara os movimentos do mundo no âmbito da arquitetura, design, decor e paisagismo.

Em 2022 o tema Infinito Particular, celebra os 35 anos CASACOR São Paulo, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. O edifício projetado por David Libeskind,  acomoda estúdios e lofts, ilhas de bem-estar e operações de restaurante, bar e café num espaço tão emblemático da arquitetura moderna.Foto: Ulisses Agnelli

A proposta da implantação assinada por Lourenço Gimenes do escritório FGMF, chegou a um desenho que respeita a arquitetura raiz do lugar, mantendo à vista o estado atual da estrutura. “Trata-se de um espaço de planta livre, modular, ritmado por pilares, com marcas do tempo e de usos anteriores”, diz Gimenes que acrescenta:

“Pensamos numa intervenção delicada, capaz de ressaltar a crueza desse cenário, preservar as nervuras do concreto e levar o visitante a uma imersão no projeto original”. 

Durante toda a visitação somos impactados por vãos entre ambientes que lembram a estética inicial, isso quando ela não está integrada ao projeto de interiores, pois alguns tiraram partido do patrimônio na concepção atual.

Destaco a brasilidade impressa nos ambientes, as memórias, elementos naturais, a formas orgânicas, arte popular, materiais, tramas, tons e texturas que reforçam a nossa natureza. Fiz alguns recortes em imagens que anexo aqui para você se inspirar e se permitir a valorizar o que temos bem perto de nós, e pode enriquecer o morar:

Vegetação dentro do ambiente

Texturas diversas no mesmo ambiente (camurça/boucle/madeira), aliás boucle é o queridinho da vez.

Cerâmicas cruas e esmaltadas orgânicas.

Fibras naturais até na mobília assinada.

Muitas criações com vegetações desidratadas que seriam descartadas.

Texturas e linhas orgânicas

Design original

Originais do Brasil – Capim dourado e Bambu

Luminárias valorizam a artesania popular no cenário super natural.

Galhos secos, não os desprezem.

Bordados, veludos e tricôs tudo misturado.

Verdadeiros jardins no interior dos imóveis.

Palhinha nas portas dos móveis, muitas.

Formas orgânicas e tapetes naturais.

Texturas em várias gramaturas.

Os linhos são um show à parte, na rouparia, estofados e cortinas, inclusive com estampas.

Outro detalhe que chama atenção, são as misturas, em materiais e cores.

Estes foram alguns dos cliques que fiz na visitação. Gostou? Lá no instagram @casa.de.raiz e @hellenfirmino.arq tem muito mais. Já me segue? Corre lá

Compartilhar

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Arte Genuína em Debate com AAI/RS

Embasamento e Reflexões, levando a compreensão desta demanda na atualidade
Saiba Mais