Projetos Externos em Mostra – Casacor Santa Catarina

Paisagismo multifacetado

O escritório Ana Trevisan – Paisagismo + Arquitetura, assina o paisagismo do Espaço +Um, e também dois ambientes na Casacor Santa Catarina. A praça do térreo, chamada de “Quem cria nasce todo dia” frase do arquiteto Jaime Lerner, que nos deixou recentemente, convida à uma pausa para reflexão individual. O Rooftop 20|21, nos terraços de 400m2 a inspiração, criar uma atmosfera cosmopolita e contemporânea. Aqui a vida pulsa, e as áreas externas foram pensadas para serem um convite a permanecer e sentir a paisagem envolta.A paginação de piso e sinalização do pedestre demarca as áreas em duas cores de pavimentos drenantes. E rasgos com piso grama invadem a área de estacionamento e levam o verde para a superfície dura e concreta.

O jardim foi ambientado com espécies na sua maioria espécies nativas da Mata Atlântica. Árvores como quaresmeiras roxas, as patas de vaca que além de sombra para os automóveis trazem ainda beleza e leveza. Sem contar as forrações com as estrelízias, helicônias, costelas de adão, íris, dentre outras.

Chama-se de Praça a área de estacionamento de 270m² que  irá recepcionar os visitantes. A instalação dos cubos faz uma analogia com o momento que estamos, onde precisamos nos refugiar em nossas casas.

Os bancos sinuosos são peças assinadas pelo Arquiteto Jaime Lener, a noite o jardim ganha iluminação pontual e cênica, criando uma ambiência diferenciada. E como dizia o Arquiteo Jaime Lerner: “Quem cria nasce todo dia”… e assim a VIDA segue seu fluxo.Nos Rooftops 20 e 21, espaços destinados a convivência ao ar livre, emoldurados pela vista das encostas verdes e da baía de Santo Antônio.Criamos ambientações diferenciadas, para acomodar de forma espaçada convidando as pessoas a desfrutarem do local.O jardim foi ambientado em vasos posicionado em “rasgos” criando uma atmosfera verde que envolve o espaço.As espécies escolhidas formam uma composição tropical, que explora as texturas, cores e flores.A iluminação indireta cria ambiência intimista.

Fotografia: Mariana Boro

Compartilhar

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Bilheteria para Casa Cor 2013

Projetamos e construímos uma bilheteria com 23 m² de linguagem contemporânea e arquitetura minimalista. Procuramos...
Saiba Mais