Meu Olhar: O design Escandinavo no Brasil

Na semana passada falei na minha coluna, sobre a tendência do design escandinavo https://dicasanova.com.br/meu-olhar-o-design-dos-proximos-anos/. Hoje vou falar dele aqui no Brasil. Como estão estas tendências inserida em nosso contexto.

Bem, em 2015 ele já estava forte na Europa, mas muito longe daqui. Seus traços apontam no Brasil desde o ano passado, bem devagar. Este ano a sua força aumenta e muda o cenário muito rapidamente.

Como? E onde isto aparece? As mostras são os primeiros passos deste design tendencioso. Alguns ambientes já nos mostram o design escandinavo com uma roupagem brasileira e é aí que quero chegar. Os materiais e a leveza deste estilo, limpam literalmente os ambientes, isto é fato!

Este design remete a tendência de desacelerar, busca ambientes clean, com materiais naturais que remetem ao aconchego etc…abordei aqui. E o que vejo é uma movimentação destes detalhes tomando forma no nosso dia dia.

Queremos tudo prático, sem perder tempo, tudo limpo, puro e simples. E os ambientes começam mudar…

No meu ambiente deste ano da Casa Cor, você deve ter notado esta mudança em comparação com o de 2014, por exemplo.

revistaria-i-036

Nele havia um conceito forte, como as casas devem ser. O necessário, belo, rico no design, funcional e com muita tendência. Mas de uma forma bem resolvida, de acordo com a necessidade, sem carregar com o que não se utiliza…Prático.

Acredito que é assim que vai funcionar no Brasil. Nossas características não serão alteradas, mas serão melhor avaliadas para não se perder tempo com o desnecessário e assim desacelerar. Empreender nosso tempo com algo que realmente valorizamos…nós mesmos…inclusive na hora de compor ambientes nos quais nos inserimos, valorizando o usuário do espaço. Sem deixar o belo noutro plano.

Alguns ambiente com esta proposta:

eb-4Projeto: Arq. Bruno Gap – Casa Cor SP 2016

eb-3

Projeto:Arqs. Adriana Consulin e Izilda Moraes – Casa Cor SP 2015

eb-5

Projeto: Arq. Ana Paula Ronchi Casa Cor SC 2105

eb6

Projeto: Arq. Marcelo Polido e Designer Ana Hnszel – Casa Cor RS 2015

Janela da Casa copa e Louc¦ºaria_CREDITO_EDUARDO_LIOTTI_01

Projeto: Arqs. Maria Manoela Bento Pereira e Joana Deicke Casa Cor RS 2016

Estar do Jardim de Inverno_CREDITO_EDUARDO_LIOTTI_15

Projeto: Arq. Paula Shwartz e Designer Johnny Thomsen Casa Cor RS 2016

A presença do design escandinavo no Brasil adapta-se aos trópicos, onde é enriquecido e aquecido com mais cor e mais aconchego, mas com todas outras características do original.

Os ambiente acima ilustraram esta presença forte do estilo no país, e com certeza outras adequações serão feitas mostrando cada vez mais a força deste estilo.

Espero que gostem deste abordagem e que lance um outro olhar sobre este design.

#ficaadica #ficadicasanova

 

Compartilhar

Comments

comments

Tags do conteúdo
Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Peças de Sergio Matos na Hign Design

Sergio Matos é um designer brasileiríssimo que leva para o mundo o...
Saiba Mais