Meu Olhar: O design dos próximos anos

Em 2015, a minha primeira vez em Milão no I Salone, o que mais me surpreendeu foram as linhas simples, limpas e a grande variedade de design perfeito em peças soltas de mobiliário. Aquilo de certa forma me chocou. Meu Deus tudo é tão simples, sem sofrimento! Tudo é leve, desliza, relaxa! E está realmente é a tendência para os próximos anos…Um design que te liberta e te convida á utilizá-lo. E hoje eu entendo, que visualizei a tendência nórdica no “design puro e simples que visa o atual desejo de desacelerar”. Com cada vez mais intensidade, esta tendência se firma e nos diz…”desacelere e viva com o belo, simples e necessário”. escandinavo-2

A tendência do Design Escandinavo

Neste design, a característica principal é a beleza, as formas simples, cores neutras, espaços claros e amplos. Este estilo mistura sofisticação e funcionalidade. A região da Escandinávia é composta por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia. E no século XX desenvolveu um design que traz a luminosidade para dentro do ambiente, como solução aos períodos de frio rigoroso e a escuridão do inverno nessa região.

escandinavo-6

A ideia é sempre de um ambiente “clean“, permitindo que cores neutras predominem em toda a casa. Para quebrar um pouco a frieza dos tons pastéis, elementos levemente envelhecidos proporcionam uma combinação entre o tradicional e o moderno. O preto e o cinza são sempre boas opções para deixar a casa com ar contemporâneo. Utilizando também os elementos naturais como fibras, couro e peles que trazem o aconchego. Nestas composições os objetos de decoração ganham notoriedade e cor, que são marcantes para quebrar a monotomia. Sempre em materiais que trazem cor, como a cerâmica e a madeira.

escandinavo-7

O mobiliário de design tem presença forte neste estilo que com poucas peças fazem a diferença no decor. Linhas assinadas onde o design limpo é sempre muito funcional.

escandinavo-8

O estilo escandinavo é a prova de que bom gosto e elegância também estão presentes em ambientes simplistas. Aposte nessa tendência para uma decoração moderna e funcional que valoriza as matérias primas naturais, como a madeira e linhas retas. A funcionalidade e o conforto sem abrir mão da autenticidade e sofisticação, tornando-o indispensável para o cotidiano contemporâneo.

escandinavo-3Outro detalhe deste estilo é que as plantas naturais são sempre bem-vindas. O verde traz a natureza para dentro de casa. Elas podem estar em vasos de cerâmica em tons terrosos que reforçam a estética do estilo – aconchego.

escandinavo-5

O estilo escandinavo veio para ficar. Necessário nos dias corridos em que vivemos na contemporaneidade, essa é a tendência para uma decoração moderna e funcional num decor original que traz um estilo de vida impresso, dizendo-nos…Decore e viva esta decoração. Desacelere e curta esta decoração. Que seja prática para curtir o aconchego do lar. Este é o principal legado deste estilo na minha opinião: Viva aquele investimento que é feito para você. Como a casa deve ser!!!

Este design é originalmente europeu. E no Brasil, como ele influencia? Como se adapta? O que nos reserva? Na sexta que vem falarei dos reflexos deste design no Brasil.

Até Lá!…

#ficaadica #ficadicasanova

Compartilhar

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

O conceito “INBOX”

Quando me chamaram e me passaram o desafio de projetar pela primeira...
Saiba Mais