Eco Luxury por Debora Aguiar em Manaus

Você já ouviu o termo eco-luxury? Bem-estar, conforto, acolhimento e o frescor da natureza, aliados a sofisticação e referências de luxo, são as premissas deste conceito. Sim, a simplicidade como status de luxo em projetos grandiosos assinados por grandes nomes da arquitetura. Trouxe o mais novo empreendimento no Brasil, o hotel-boutique Juma Ópera, em Manaus, com os interiores assinado pela arquiteta Debora Aguiar. Um sofisticado complexo formado por casarões tombados e novos prédios que seguem o mesmo estilo arquitetônico original.

Localizado em frente ao histórico e imponente Teatro Amazonas, obra-prima erguida em 1896, durante o Ciclo da Borracha, período em que Manaus vivenciava o clima da Belle Époque, o hotel traz referências históricas desta cena urbana moldada à europeia, notadamente francesa, e mantém suas características arquitetônicas.

Ficou a cargo de Debora Aguiar o projeto de interiores que aposta na sofisticação e no equilíbrio com as antigas construções do entorno. A arquiteta imprimiu o estilo contemporâneo que pratica, para trazer a renovação e a modernidade de forma atual, elegante e sofisticada, valorizando a arquitetura existente.

Para isso, apostou no uso de madeiras em toras ripadas em tom mel, fibras e tons suaves, como crus, beges e cinzas. As cores são pontuados por tons de verde, como folha, musgo e cipó, e tons de terra, como argila, mangue e igarapé. Outro ponto importante foi a seleção de quadros que retratam a história e a cultura indígena, bem como a beleza da fauna e flora da Amazônia. Além do uso de fibras naturais se faz presente nas luminárias e nas composições de painéis decorativos que valorizam o artesanato local, com balaios, leques e artefatos indígenas. O material também surge nas cabeceiras em uma tonalidade terrosos para trazer acolhimento.

Veja nas fotos de Claudio Erdinger:

Compartilhar

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Lançamentos DOKA na Expo Revestir

Ser único é a tendência de luxo. Este conceito eu projetei no...
Saiba Mais