Quando se fala em LED, muitas dúvidas aparecem….E uma que vejo muito pontuada, é sobre a temperatura de cor. Isso mesmo, existe uma classificação que relaciona o tom da lâmpada.
Para essa escala que é baseada em testes e estudada por cientistas, a unidade de temperatura é medida em Kelvin +K.
Mas o que nos interessa na escolha de lâmpadas e o tom, é para que tenhamos um índice de reprodução de cores mais fiel, o IRC. Este está ligado diretamente com a fidelidade das cores do ambiente. Quanto mais quente se quer a iluminação do ambiente, menor a temperatura de cor, assim ela fica em torno de 2700/3000k, é chamado de branco quente. Já o branco neutro tem 4000k. E o branco frio, fica em 6500k, ou seja, MENOR temperatura de cor =luz mais quente, e MAIOR temperatura, cores mais frias.
Veja a diferença na prática!
Luz quente 2700k
Luz neutra 4000k
Luz fria 6500k
Com estas dicas você pode escolher as lâmpadas, definindo o clima que o ambiente deve ter. Não esqueça que o mais quente e sempre mais acolhedor e aconchegante. O neutro é mais preciso, definido e prático. E o ambiente mais frio remete ao limpo, clean e claro.
Agora faça sua escolha e idealize os seus ambientes conforme as emoções que deseja ter em cada um deles. A iluminação está diretamente relacionada com a sensação que se quer no ambiente.
#ficaadica #ficadicasanova