Voltando falar sobre o bem estar que é o tema deste mês na campanha dede conscientização sobre a função do arquiteto em nossas vidas, a qual faço parte, vimos através do comentário de um colega a necessidade de falar mais um pouco do assunto…..
Você sabia que a iluminação de um ambiente tem uma ligação direta com o seu bem estar? Isto mesmo ….
O projeto luminotécnico colabora diretamente para isso, influenciando no bem estar dos moradores.
A iluminação deve ser pensada junto com o layout do ambiente, valorizando os pontos fortes, e buscando funcionalidade ao espaço. Assim gera um um conforto visual, e efeitos como hierarquizar pontos ou ambientes, e elementos, a partir da iluminação que pode ser pontual ou difusa dependendo da função.
Segundo o colega arquiteto Eduardo Becker, especialista em luminotécnica, a iluminação age direto sobre o bem estar, pois a luz reflete direto sobre o humor da pessoa. Explica também que existem vários estudos de aplicação de cor e tons de iluminação que influenciam no aspecto psicológico do ser humano….acontece todo dia de forma proposital e você nem percebe..
Diz também que é cada vez mais comum, a utilização de cor (luz) em hospitais e ambientes criativos.
Estas citações de Eduardo nos mostra que devemos nos preocupar muito com a salubridade dos ambientes, somente com um bom planejamento, um bom projeto, contemplamos a iluminação, funcionalidade, ergonomia, fluidez, e tudo que é necessário para o bem estar das pessoas.
Sinta as diferenças de iluminação nestes ambientes abaixo…..
E reflita sobre a importância de se pensar a iluminação….
Os resultados são incríveis e sensitivos….
Um bom projeto é um investimento na sua qualidade de vida, sem esquecer que estamos falando da sua casa…o melhor lugar do mundo.
Iluminação aconchegante
Iluminação pontual
Iluminação cênica