O profissional sabe o que faz. E você?

Olá seguidores, sempre bom tê-los por aqui.

Além de mostrar tendências, projetos e ambientes, nosso propósito é divulgar e promover tudo o que pode valorizar o profissional do segmento de arquitetura, design e paisagismo.  E hoje vou chamar a sua atenção, público em geral ou profissional para um detalhe super importante que podem significar, rever suas escolhas no processo de lapidação da sua casa.

No último dia 26, fui convidada em nome loja Idea Design, para visitar a fábrica de um fornecedor de cadeiras, e conhecer assim todo o seu processo fabril. Esse tipo de visita nos coloca em contato com o genuíno do processo para definirmos uma ideia sobre o mobiliário. Isso é muito bacana, pois assim conseguimos especificar o mobiliário com segurança e certeza de que conhecemos a marca.

Veja esta foto que captei no local:

Duas cadeiras. Uma da concorrência, comprada pelo fabricante, e outra fabricada por ele. Duas estruturas completamente diferentes. Uma delas super instável e com estrutura e vida útil, com data de validade. Outra, cuidadosamente estruturada para durar anos.

Agora eu pergunto: Elas podem ser comparadas? E os valores? Seriam os mesmos? Claro que não! Tem projeto, trabalho e compromisso envolvido. Tudo isso gera um valor agregado ao produto.

O profissional conhece, para especificar e argumentar com o seu cliente. Assim o processo se torna verdadeiro e excelente. Pense nisso!

O profissional é responsável pelo bom desempenho do projeto, especificações e sua execução. Ele pode garantir o sucesso de todo o processo, inclusive suas escolhas.

Escolha um bom profissional e logo, bons produtos. Esses investimentos valem a pena.

#ficaadica #ficadicasanova

Projetos Brasileiros finalistas no ARCHMARATHON 2017

Muito além das Mostras, a arquitetura tem muito sentido lá fora, em concursos e eventos que premiam projetos que valorizam a arquitetura pura e necessária. É o caso do Archmarathon 2017, evento que celebra arquitetura e design de interiores do Canadá, EUA, América Central e América Latina, divulgou uma lista com 42 projetos finalistas que serão apresentados durante um encontro de três dias no Faena Forum em Miami, onde o tema central do evento é a relação entre design e seres humanos.

O formato do evento foi concebido para oferecer oportunidades de rede e exposição que permitem aos arquitetos continuarem a produzir uma arquitetura digna de reconhecimento. Os finalistas, sendo dois brasileiros, participarão do evento que acontecerá no recém-inaugurado Fórum Faena, projetado pelo OMA, entre os dias 12 e 14 de outubro deste ano.

São eles:

Categoria Saúde – Estúdio Pretto – Arquitetura Nacional – 2016 – Em Porto Alegre. Fotos: Marcelo Donadussi

Categoria Reuso – Showroom Riccó – SuperLimão –  São Paulo – 2016 Fotos: Maíra Acayaba

A criatividade brasileira, superando e desenhando uma arquitetura comprometida e inovadora. Queremos mais!!!!

#ficadicasanova #arquitetura #arquiteturadeinteriores

 

Tendência: Pantone – Cores para 2018

Um brinde à primavera! A chegada da estação mais bela do ano, a primavera, o clima fica mais ameno e caloroso. Que tal conhecer as cores que vão brilhar na primavera-verão 2017/18?

O Instituto Pantone, revelou o conceito que norteou as escolhas, e as cores para essas estações.

As cores vivas e brilhante, evocam os matizes da natureza que nos rodeia, nos envolvendo com emoção e sentimento.  “A partir do calor dos dias ensolarados com o amarelo, até a sensação revigorante de respirar o ar fresco da montanha, e do desejo de escapar para águas cristalinas, os designers aplicaram cores em combinações lúdicas, bem-calculadas e precisas, para captar plenamente as promessas, esperança e transformação pela qual ansiamos a cada Primavera “, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

PANTONE 17-4123 Niagara

Confortável e confiável, Niagara é um azul-clássico, que vem ao encontro do nosso desejo por simplicidade e relaxamento.

PANTONE 13-0755 Primrose Yellow

O amarelo brilha com calor e vitalidade. Convidando-nos para o seu acolhimento instantâneo, nos transportando para um destino marcado pelo entusiasmo, alegria e dias ensolarados.

PANTONE 19-4045 Lapis Blue

Transmitindo ainda mais energia temos outro tom de azul. Forte e confiante, este tom azul intenso está impregnado com um brilho interior.

PANTONE 17-1462 Flame

Uma laranja com notas vermelhas, Flame, é um tom gregário e divertido e vivaz, esta cor maravilhosamente teatral acrescenta um calor fogoso à palheta de cores.

PANTONE 14-4620 Island Paradise

É um tom aqua refrescante que provoca uma mudança de cenário. Esta cor fria verde azulada fala do nosso sonho de dar uma grande escapada, é uma cor emblemática de ambientes tropicais e do nosso desejo de relaxar.

PANTONE 13-1404 Pale Dogwood

Continuando no clima tranquilo, vem um rosa calmo e sossegado que traz em si uma aura de inocência e pureza. O discreto Pale rosa subtil cujo toque suave apresenta um brilho saudável.

PANTONE 15-0343 Greenery

Como um sopro refrescante, é um verde-amarelado picante que nos lembra da nossa necessidade de explorar, experimentar e reinventar. Ilustrando florescimento e folhagens, os atributos férteis do verde são como uma respiração profunda, que oxigena e revigora.

PANTONE 17-2034 Pink Yarrow

Tropical e festivo, o pink é um tom lunático e revigorante, uma tentação sedutora. Decidido, chamativo e tempestuoso, o rosa animado é uma cor cativante e estimulante, alto-astral, que passa muita adrenalina.

PANTONE 18-0107 Kale

Evocando cenários ao ar livre e um estilo de vida saudável, é outro verde à base de folhagens que aumenta o nosso desejo de se conectar com a natureza. Assim como é na natureza, este verde natural, exuberante e fértil, passa a ser um complemento perfeito como uma cor de fundo para os tons mais vibrantes da palheta.

PANTONE 14-1315 Hazelnut

Completando o ciclo, temos a cor de avelã, um neutro chave para a Primavera. Esta cor traz à mente a naturalidade das terras. Despretensioso, com um calor inerente, é uma cor de transição que facilmente conecta as estações do ano.

Gostou? Interessante saber o que conceitua a escolha de cada cor pela Pantonte. Agora use e abuse delas na sua casa e na sua vida. Energia boa que vem para celebrar as novas estações.

#ficaadica #ficadicasanova

Referências da Casa Cor para deixar sua casa linda no inverno

Capa : Ambiente Ar Deco da designer de interiores Ana Hnzel e do arq. Marcelo Polido Casa Cor RS 2016 Foto: Eduardo Liotti.

Olá seguidores que amam o decor e a sua casa. Alguns se atrevem em dizer que o inverno é a estação mais elegante do ano. Eu acredito que seja a mais aconchegante, e aí podemos torná-la elegante.

Então lápis e papel na mão para anotar e criar uma atmosfera de inverno.

1 – Se puder investir em troca de materiais e cores, prefira aqueles revestimentos que remetam o aconchego que o inverno pede, como tijolinhos. Tem alguns bem simples de aplicar.

Inverno 4

Estar dos arqs. Daniel Moraes e Amanda F. Kreling – Casa Cor RS 2016 – Foto: Eduardo Liotti

2 – As cores, são mais simples de trocar, então faça você mesmo! As cores quentes e fechadas como terrosos e o verde escuro, predominam.

Inverno 3

Sala dos Poemas da arq. Juliana Pipp Casa Cor SC 2016 – Fotógrafo desconhecido.

3 – Traga peças estofadas como cabeceira e pufes para perto de você. Outra ideia, é usar as peles e mantas. Elas usam a pista nesta estação e depois podem ser guardadas e aproveitadas no outro ano….super coringa.

Inverno 6

Estar de inverno do designer de interiores Johnny Thomsen e da arq. Paula Schwartz – Casa Cor RS 2016 – Foto: Eduardo Liotti

4 – Os tapetes não podem faltar nesta lista. As vezes eles saem de cena quando o inverno termina, ou são substituídos por opções mais leves. Mas um tapete, é um tapete! Peça chave para o aconchego, é também a base do decor. Mudou o tapete, mudou todo o ambiente. Vale investir e ter um tapete para o inverno e um para outras estações.

Inverno 2

Loft no campo da arq. Paola Ribeiro Casa Cor SP 2016 – Fotógrafo desconhecido

5 – A tendência industrial continua no decor. Apesar de ter um pouco da frieza dos metais, se você seguir as dicas aí listadas, pode aquecer este cenário, super em alta, sem gastar muito.

O melhor de te mostrar estes “trends” é fazer você pensar um pouquinho na sua casa. Analise seu espaço e veja como deixá-lo melhor, para usá-lo muito bem nos próximos meses. O inverno é uma estação em que ficamos muito mais em casa, e recebemos os amigos no nosso habitat. Então vamos aquecer o nosso ninho.

É fácil, barato, bom de fazer, e dizer que fomos nós quem fizemos.

#ficaadica #ficadicasanova

Como usar NEON no decor

Que tal usar NEON na sua casa? Sim…ele está em alta.
Um dos elementos visuais que mais chamam a atenção nos comércios, é a luz neon, que está presente em letreiros publicitários, possuem um colorido charmoso e convidativo. Mas eles criam uma atmosfera cosmopolita quando utilizado internamente.
 Projeto: Juca Cruz e Tiemi Kinashi
neon-7
Estes letreiros são fabricados, em sua maioria, com o uso do gás neon, um gás nobre que oferece uma coloração em tom arroxeado quando utilizado em lâmpadas fluorescentes. Já os tubos de neon em outra cores são fabricados com outros gases, e oferecem o mesmo efeito visual, sendo bem vindo na decoração.
neon-5

Ele pode estampar aquela frase linda que você ama.

neon-3

Ele pode deixar um recado.

neon-2

Ele pode recepcionar os amigos.

Projeto: Juliana Pippineon-6

O neon é marcante. Então você deve usá-lo com um desenho ou escrita que você queira de alguma forma marcar no seu ambiente. Pois é impossível ele passar desapercebido.

#ficaadica #ficadicasanova

Como tornar o estilo Industrial mais leve

Você gosta do estilo industrial, mas não gosta do ambiente pesado com tijolos, concreto e ferros? Gosta de um ambiente mais leve e claro? Uma alternativa muito boa para deixar o estilo industrial mais clean, é o uso dos tijolos ou plaquetas brancas. Esse material remete ao estilo industrial, é uma textura, e traz a leveza do branco.

tijolo-branco

Ele serve de base para você ter muitas cores no ambiente.

tijolo-branco-2

Você pode pontuar outras peças que remetam ao industrial.

tijolo-branco-3

Pode servir de base para móveis mais pesados e fazer o equilíbrio no estilo industrial.

tijolo-branco-4

Os tijolos ou plaquetas brancas, trazem a referência da parede branca, mas enriquecida pela textura. Você tem o branco na parede, sem pesar, e ainda traz um estilo super em alta para sua casa através da personalidade que você cria com este material.

#ficaadica #ficadicasanova

A cor de 2017 – Conheça e inspire-se – Saiba mais

No último dia 08/12 o Pantone Color Institute revelou a cor que estará desfilando a mil em 2017. É o Greenery, a cor do ano. É uma mistura de verde musgo com amarelo intenso.

Tudo que o Pantone revela é baseado em pesquisa de comportamento das pessoas em todo o  mundo. É isso que serve como base da revelação… O mundo em que vivemos é muito intenso e estressante. O verde entra como a cor da esperança por dias melhores, e remete a natureza, no caso a preservação e proximidade que precisamos manter com ela. O verde remete ao que chamamos de palavras “re”: Regenerar, revitalizar, refrescar, renovar, reutilizar, reusar, repensar. OPS…Eu já pensava assim em 2016!! É o que devemos pensar para o próximo ciclo…olhar pra frente.

pantone-cor-2017

Então, não deixe o verde amadurecer nesse verão. Use e abuse dele assim mesmo.

#ficaadica #ficadicasanova

Novidade: Tie dye na sua casa. Veja como!

O verão pede fluidez. E hoje falarei de uma técnica que é tendência desde o ano passado e continua neste verão. O “tie dye“, é uma técnica de tingimento com o tecido torcido. Fica lindo e é bem fácil de fazer.

Com suaves imperfeições e formas psicodélicas, os tecidos tingidos dão um ar descontraído para as composições, além de ser uma forma inusitada que revisitam os anos 70 no decor.

Sua casa não precisa ter decoração hippie, bem pelo contrário. hoje o tie dye entra como um elemento marcante e leve no ambiente, trazendo justamente a contemporaneidade.

Veja algumas formas de trazer o tie dye para a decoração:

Ele pode ser o pano de fundo, estando nas paredes.

tai-dai-11

Pode estar nos acessórios que brincam de esconde – esconde no ambiente, complementando um mobiliário.

tai-dai-5

Podem aparecer nas almofadas, com várias estampas e tingimentos diferentes.

tai-dai-6

Estas, além das estampas variam as cores.

tai-dai-7

Podem tingir tudo. O sofá, as almofadas e até a parede se quiser.

tai-dai-8

Pode estar na base do ambiente, como no tapete.

tai-dai-10

Várias formas criativas de brincar com a cor e suas nuances.

tai-dai-9Gosta muito de uma cor, e tem o desejo de usar muito esta cor? Então uma saída criativa é o tie dye. Mistura muito que dá certo! Uma técnica de pintura fácil de fazer. Com ousadia e criatividade, você mesmo personaliza o seu espaço.

#ficaadica #ficadicasanova

Tendência: O novo morar

Baseada na publicação de Casa Cláudia sobre tendências, compilei este post para refletirmos sobre as transformações do morar, as novas possibilidades e abordagem das causas destas transformações.

Que o mundo gira, já sabemos. Que ele se transforma também. Mas a rapidez destas transformações nos atropelam e precisamos correr e entender o impacto destas transformações, para entender os reflexos na arquitetura e nosso bem estar. As maiores mudanças nos últimos tempos foi sem dúvida comportamental. As novas gerações estão vivendo uma vida mais simples e engajada e também como os mais velhos estão deixando de lado os clichês que rodam o mundo do decor. Isto é fato. E como será a casa dos brasileiros nos próximos anos? Todas estas mudanças influenciam a relação das pessoas com a casa. A crise econômica, a dificuldade de mobilidade urbana, a violência urbana e a deficiência do transporte levam a repensar a dinâmica de morar. Junto destas mudanças crescem a preocupação ambiental, com forte influência no novo  morar e na mesma proporção a presença da tecnologia vira protagonista na vida contemporânea, no cotidiano doméstico provocando assim mudanças. Onde compartilhar é a palavra chave, as experiências são valorizadas, e o desapego passa a ser questionado. Rever o conceito de moradia é a tendência. Onde acumular é fora de moda e não faz sentido. As demandas do planeta inviabilizam o desperdício.

novo-morar

Na mesma linha há um novo pensar sobre casas integradas, conectadas e compactas onde as atividades de morar, trabalhar e receber são facilmente realizadas com projetos dinâmicos e bem elaborados otimizando os espaços e as atividades propostas.

novo-morar-2

O conceito do “menos é mais” reposiciona o morar com a máxima de que ter ficou menos importante do que reutilizar e compartilhar. No morar, as histórias, as peças originais e de família, a identidade, a reforma de imóveis e peças de valor afetivo, ganham destaque em relação as peças de modismo. O significado das coisas que aproximam ou estão próximas das pessoas é o que vale. O valor muda, e uma reavaliação sobre tudo é refeita com a intenção de se ter o que realmente se precisa. E assim financeiramente aplicar no tempo, para ter mais experiências mais compartilhamentos e viver a vida. A casa adquire cada vez mais o status de um lugar para VIVER bem.

#ficaadica #ficadicasanova

Cores Pantone para outono/inverno 2016

Vamos dar uma pausa nas novidades do I salone del mobile de Milão para mostrar as cores que o Instituto Pantone divulgou como as cores que desfilarão nas passarela e na decoração do mundo todo. As tendências são figuradas por cores fortes e marcantes como pedem estas estações que normalmente tem os dias cinzas e escuros. Um pouco de cor na vida, no dia a dia  e nos ambientes é divino! Então vamos conhecer?

Pantone 2

A grande pedida da estação é ter no Azul a cor essencial. Já mostrada anteriormente na primavera/verão, ela vem com duas tonalidades que inspiram o desejo de tranquilidade e otimismo. As palavras chaves do outono/inverno Pantone são força, confiança e complexidade.

Vamos conhecer os tons:

Azul Pantone

pantone-fcr-2016-fall-airy-blue-14-4122pantone-fcr-2016-fall-sharkskin-17-3914pantone-fcr-2016-fall-aurora-red-18-1550pantone-fcr-2016-fall-warm-taupe-16-1318pantone-fcr-2016-fall-dusty-cedar-18-1630pantone-fcr-2016-fall-lush-meadow-18-5845pantone-fcr-2016-fall-spicy-mustard-14-0952pantone-fcr-2016-fall-potters-clay-18-1340pantone-fcr-2016-fall-bodacious-17-3240Segundo o instituto que divulga, estas cores inesperadas compõe uma cartela versátil e exuberante, aceita por todos.

O azul céu representa a constância, o cinza traz a estabilidade, os tons vermelhos trazem o calor, a confiança e a ousadia, os roxos, rosas e mostarda, sugerem um toque exótico.

Enfim, tudo que precisamos, as cores podem nos proporcionar, aguçando nossos sentidos nesta estação.

Fiquem com esta sugestão e renove sua vida!

#ficaadica #ficadicasanova