Restauro de palacete é apresentado durante a CasaCor Florianópolis

Patrimônio Preservado

Encerrou ontem a edição da Casacor Santa Catarina em Florianópolis. O público pode conferir em primeira mão o resultado de mais de três anos de dedicação ao restauro da última residência que abrigou o ex-governador Hercílio Luz. A meros 500 metros da Avenida Beira Mar Norte, o palacete em estilo eclético construído no século XIX estava prestes a desabar antes de ter sido adquirido pela Incorporadora Milano, que se encarregou do seu completo restauro.

Quase 20 anos de abandono abalaram completamente a estrutura da edificação, que havia sido tombada como Patrimônio Histórico pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2002. Árvores cresciam dentro da casa, cupins comprometeram o madeiramento da estrutura e de portas e janelas, o reboco das paredes se soltava com a vibração dos passos dentro dela.

Para resgatar a imponência desta importante edificação, a Milano Incorporadora contou com projeto assinado pela arquiteta Lílian Mendonça, e executado pelo engenheiro Ângelo Buratto, que foi aprovado pelos órgãos públicos e supervisionado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A sua completa reestruturação envolveu 30 profissionais qualificados e dedicados a promover o resgate dos ricos detalhes que adornam o palacete,  marcante pelos elementos art nouveau e art déco.

Escavações promovidas no subsolo com objetivo de conferir o seu reforço estrutural revelaram a presença de dois períodos construtivos diferentes que a edificação foi submetida. No primeiro deles, arcos romanos em tijolos foram adotados como base de sustentação. E posteriormente, a escolha por pedras argamassadas e paredes com mais de 80 centímetros de espessura fizeram as bases necessárias para se edificar um segundo pavimento, feito pelas mãos do próprio Hercílio Luz, que era engenheiro, após recebê-la em doação em 1895.

“Observar uma importante obra sendo restaurada, tendo preservado seu passado arquitetônico, suas influências construtivas e de estilo, e ter recuperada toda a sua imponência é o sonho de todo restaurador, e de todas as pessoas que valorizam a história do seu povo. E essa conquista na casa Hercílio Luz está sendo possível graças à atuação desta importante parceria firmada com a iniciativa privada”, enaltece a restauradora e responsável pela recuperação das pinturas murais da Fundação Catarinense de Cultura, Márcia Escorteganha.

A Casa Hercílio Luz

Hoje, completamente restaurada, a casa do governador Hercílio Luz abriu as portas para sua apreciação em primeira mão aos visitantes da Casa Cor Florianópolis. A arquiteta Eduarda Tonietto assina o projeto que vai promover o resgate da história da edificação, em paralelo ao contato com a história deste proeminente político.

Em um segundo momento, a casa estará disponível para visitação gratuita mediante agendamento prévio e servirá para abrigar eventos diversos, ao integrar um complexo com essa finalidade dentro do empreendimento Cidade Milano.

Vejam as fotos do “Antes e Depois”:

ANTES: Fotógrafo desconhecido

DEPOIS: Fotos Mariana Boro

Belo exemplo de parceria, da franquiada da Casacor Santa Catarina e a Incorporadora Milano. Ambas valorizando o patrimônio e a arquitetura local. Parabéns aos envolvidos.

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Lavabo Único – Produtos especificados no sanitário

Uma das intervenções mais interessantes do Lavabo único, foi projetá-lo com um...
Saiba Mais