Especial Semana da Criança: Quarto dos Irmãos

Dormir, vestir, estudar e brincar

Projeto assinado por Tici Tieppo e Talita Abraham para a Casacor SC em Florianópolis foi pensado para uma menina de seis e um menino de três anos, que compartilham o mesmo espaço. No cenário lúdico e funcional, uma decoração que acompanha o desenvolvimento dos pequenos e respeita a individualidade de cada criança.

Incentivar o convívio dos irmãos, além de respeitar também a individualidade dos pequenos a partir de soluções pontuais na decoração foi o que inspirou a criação deste dormitório. A experiência de dividir o quarto desde cedo já inicia a criança a saber viver em sociedade. Nesta proposta mostramos isso, acreditando que compartilhar o mesmo espaço estimula o hábito da convivência e cooperação”, pontuam as profissionais.

Na ambientação, as arquitetas buscaram referências no arco-íris e em toda a sua simbologia de forma, luz e cores. Também compararam a formação do arco-íris com a formação da criança, onde é preciso luz (nascimento) e chuva (acontecimentos/fases/vivências) para que a criança se desenvolva e se transforme num ser integral, assim como o arco-íris quando visto por inteiro.

Por isso, no Quarto dos Irmãos a ludicidade ganha atenção especial. Ela aparece na setorização das áreas de vestir, estudar, dormir e brincar, na paleta de cores, no desenho do mobiliário, na decoração das paredes e acessórios. A magia está também nos mínimos detalhes: no tapete em forma de folha na área de leitura, na cortina de algodão cru com gotas de chuva, na casinha em serralheria com nichos para organizar os brinquedos, nos quadros e ilustrações interativos, no balanço.

No mobiliário, apostaram no uso de móveis soltos, que permitem com mais facilidade alterar o layout quando necessário. As peças, desenhadas por elas, primam pela versatilidade. Ou seja: foram pensadas para poder acompanhar as diferentes fases da criança ou mesmo passar de um irmão para o outro. Um exemplo é o desenho de um módulo, especificamente, que pode servir como trocador e, mais tarde, se transformar em uma escrivaninha ou penteadeira.

Te convido a conhecer pelas fotos de Mariana Boro:

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Novidades em Eletrodomésticos.

Visitei a EXS Eletrodomésticos, aqui em Porto alegre, para conhecer suas novas...
Saiba Mais