Porão Unilux: Projeto valoriza o original na Casacor SC

Um diálogo harmonioso entre o antigo e o novo

Era só um porão da Casa do Governador. Mas o projeto desenvolvido pelo COLLAB composto por Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave e Desterro Arquitetos, ultrapassou as expectativas de sua função, com o conceito principal de ressaltar o patrimônio arquitetônico, com uma intervenção contemporânea que evidencia a diferença entre o antigo e o novo, em um diálogo harmonioso e agradável, o Porão Unilux.

Os arcos romanos feitos de tijolos maciços originais da casa dialogam com as linhas puras e minimalistas do mobiliário e das luminárias. Os arquitetos desenharam um sofá – elemento disruptivo – que permeia os ambientes, conferindo unidade e legibilidade para o espaço fragmentado.  A cor azul do tecido traz frescor e sofisticação, contrastando com as contenções de concreto e os arcos de tijolos.

O porão, feito para proporcionar encontro entre as pessoas, conta com um espaço para arranjos musicais – centralizado. O bar possui um layout descontraído, com uma bancada linear que permite encontros informais e despojados, incentivando a permanência. Nesse ambiente optou-se por utilizar uma temperatura de luz diferente dos demais, para a estante e bancada, quebrando a monotonia e criando uma atmosfera dinâmica e sobressalente.

A continuidade do espaço se dá para uma área mais intimista e aconchegante ao centro, e uma sala de encontro que possibilita reunir um número maior de pessoas e diferentes layouts através do sofá modular conferindo unidade e legibilidade para o espaço fragmentado.

Surpreendente a forma com que as novas intervenções se conectam com a arquitetura antiga do lugar. A base dos arcos em concreto estavam submersas, me contaram os arquitetos durante minha visita ao espaço. Tudo foi sendo descoberto a medida que o projeto vinha acontecendo. Encantada com a história e atmosfera do lugar!

Se encante também com as fotos de Mariana Boro:

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Novidades: Design com cordas

Já mostrei na semana passada que entre as tendências da Maison et...
Saiba Mais