Dormir…Estar nas Nuvens

Participar de mostra, é ir além da criação cotidiana do arquiteto. É levar uma provocação, um pensamento, á provocar mudança de percepção.

O Cloud Nine , assinado por Gabriel Bordin, para a  Casacor Santa Catarina em Florianópolis, é aquele espaço que saímos no mínimo surpreso – Um quarto de estar, analógico para se sentir nas nuvens, orgânico, natural e iluminado – O nome nasceu da expressão “to be on cloud nine”, traduzida livremente como “estar nas nuvens”. Segundo ele, o ambiente é a atmosfera do Planeta Casa, neste ano a partir da tríade sustentabilidade, tecnologia e afeto, Bordin se apropria naturalmente do tema.

Esse sentimento aparece essencialmente a partir da Cama Nuvem, criação autoral de Gabriel em parceria com a grife de colchões Reveev, patrocinadora do ambiente. Fugindo dos padrões nacionais, a peça foi desenvolvida propositalmente mais baixa, como um convite acessível ao relaxamento, além de criar um volume menos massivo na composição. A parceria ainda rendeu o inusitado e grande painel retroiluminado feito de molas ensacadas – “a alma do colchão” – cuja superfície translúcida e orgânica enfatiza a  sensação de estar flutuando no céu. De estar entre as nuvens.

“O espaço foi pensado para gerar o mínimo de desperdício possível através das pontuais intervenções construtivas, uma vez que todas as benfeitorias deverão ser retiradas ao final da mostra. O mobiliário foi todo projetado e executado em uma modulação que facilita a adaptação em outros projetos posteriormente, reduzindo as sobras pós-evento”, conta. Já o painel de molas ensacadas se tornou uma solução prática ao dispensar a produção de uma parede que não vai durar mais dos que os 45 dias de exibição da mostra. E cerca de 75% destas molas poderão ser reaproveitadas. O arquiteto ainda optou por deixar o teto em sua forma original. Bárbaro!

O projeto desfila por aqui, porque além de materializar os pilares da mostra, Gabriel trouxe sutilmente a marca parceira. Assim, mostrando sua performance arquitetônica com maestria.

“As paredes revestidas com mola ensacada. A cama Nuvem no centro do espaço e as tonalidades predominantes evocam o conceito de ESTAR FLUTUANDO NO CÉU. A disposição da mobília solta fala sobre a passagem do tempo e a diversificação do uso do espaço”. Este é o conceito.

Fotos: Fábio Jr. Severo

Comments

comments

Escrito por
Mais conteúdo de Hellen Fírmìno

Fotos oficiais Revistaria INBOX Casa Cor RS

O olhar do fotógrafo Eduardo Liotti, sobre a  Revistaria e Cartonário INBOX,...
Saiba Mais