Cisterna Deca na Casacor SP por Osvaldo Tenório

Olá seguidores, vocês sabiam que além de editarmos conteúdo aqui no site, nós somos um escritório de arquitetura? Sim, completaremos 20 anos de arquitetura em 2019. Por isso trazemos conceitos fortes, com relevância e que permitam um novo pensar sobre as nossas atitudes ao compor ou construir algo. A sustentabilidade, os impactos de ações no segmento, o uso de recursos naturais como a água, por exemplo.

O projeto de hoje, traz um conceito sobre o uso da água na Casacor SP. O arquiteto Osvaldo Tenório é responsável pela Cisterna Deca, um espaço de contemplação e reflexão sobre o uso da água. No ambiente é possível fazer uma conexão e refletir sobre o tema da mostra “A Casa Viva“, com destaque para a harmonia com a natureza, onde a água um bem tão precioso é a protagonista do espaço.

O profissional buscou referências em cisternas que antigamente serviam para armazenar água, para fazer uma analogia com este recurso e o cuidado com o uso racional desse bem.  Para isso o arquiteto criou um espaço contemplativo que proporciona uma experiência única com uma cisterna de 70.000 litros de água, que funciona com um sistema de recirculação, estimulando na prática, o reuso da água, essa é a raiz.

A cisterna é composta por um hall, que possui uma cascata, que leva a água ao espelho d’água. Parte desta água que cai do teto, representa a chuva e faz alusão ao caminho da água que irá abastecer a cisterna. Na grande varanda para contemplação, o caminho leva as rampas, lá pode-se ter uma visão completa do ambiente que com seu jogo de luz e sombra e o o barulho da água proporciona, uma experiência de reflexão e aproximação com a questão da água, um dos nossos bens mais preciosos e valorizados pela Deca.

Ainda em outro espaço, encontramos a sala de banho pensada para um casal. Neste ambiente integrado, o arquiteto expõe peças assinadas por ele como destaque da marca. Com o desenho feito em cima de uma barra, cria um sistema linear que conecta todos os elementos como chuveiro, misturador e papeleira, que cortam o banheiro de várias formas e possui três modelos distintos de acionadores, um cilindro reto, uma fundição de galho de árvore e uma pedra, todos inspirados na natureza. Ainda criada por ele as cubas e o piso, traz para o ambiente o requinte e aconchego das pedras naturais.

Diz o criador: “Pensei num ambiente que transmitisse os valores da Deca de uma forma diferente, mais tangível, mostrando a preocupação com a água“. Esse é o pensamento que provoca a reflexão.

Agora vamos conhecer o ambiente através das fotos de Rafael Renzo:

 

A arquitetura tem o compromisso de criar conceitos formatados para expor ideias. É através deles, que se materializados, provocam o pensar que pode mudar velhos conceitos e ações. Este ambiente, trouxe para a mostra, uma preocupação que deve estar em todas as pranchetas. Aquele que trata com cuidado os recursos naturais. Isto é ambiente de mostra! Isso é ser arquiteto!

#casaderaiz #arquiteturadeinteriores #criacasaecaso

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *